sábado, 12 de dezembro de 2009

Debate Sobre a divisão do Estado do Pará

E os Interesses Políticos do Pará?
uma análise de Alex Fiúza de Mello, comentarista do Quinta. _____________________________

Será a hora da verdade e o teste histórico definitivo para essa geração de políticos paraenses: ou resgatarão à memória futura o mínimo de dignidade que lhes resta, honrando os votos da representação popular (lutando pela unidade do estado), ou passarão à história como "vendilhões" do maior patrimônio público dos paraenses: o tamanho de sua população e de suas riquezas naturais.
Dividir o estado agora é uma ilusão de que será o povo do sul do Pará a lucrar com a medida. Não é verdade. Restarão dois estados fracos, sem condições econômicas e políticas de se afirmarem perante a Federação e perante os interesses das grandes empresas, em nome do interesse público maior.
Teremos, de um lado, mais um governador, mais alguns senadores e deputados (o que entusiasma alguns poucos) e, de outro, o aumento da miséria.
O problema do Pará é não ter uma política de atendimento de sua população na dimensão da grandeza do estado (o que justifica a revolta do povo do interior), e não o seu tamanho (o que não justifica a ilusão da falsa solução).
É hora de vermos quem terá a grandeza de arriscar votos e mandato pela defesa de teses diante do público e, sobretudo, DIANTE DA HISTÓRIA ; ou quem vai se calar diante de tamanha ameaça ao futuro dos paraenses, apenas em troca de um punhado de votos (e, quem sabe, de outras "vantagens").
Afinal, terão nossos políticos a estatura do Pará atual, ou ficarão com aquela diminuída do que restará.
Que dirão a seus filhos e netos (se é que estão preocupados com isso...)? Um plebiscito restrito a uma região apenas e não estendido a todo o estado é golpe! carece de legitimidade e, creio, inclusive de legalidade. Será o fundo do poço da política paraense.
Onde está a palavra clara do Governo a respeito? dos Partidos (têm ou não têm programas)? dos políticos (têm ou não têm vergonha)? Sim, diante de tamanha questão, como se justificar tamanho silêncio? O que é então a política, meus senhores? um jogo de cartas? de interesses miúdos? o "toma-lá-dá-cá"? mero comércio?
A "arte" dos oportunistas?
É inacreditável!!! Onde estão a coragem, a postura, o compromisso público, a honra, o caráter, os princípios, a transparência que deve ser cultuada na república? Onde estão? Onde? Onde? Onde?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários enseridos neste Bloger são de inteira responsabilidade de quem o faz.